Marketing contemporâneo

Não vamos falar sobre Marketing digital exclusivamente, e sim aprofundar análise sobre a definição de Marketing em uma óptica atual sobre o profissional. Vale destacar que Publicidade e Marketing são próximos e complementares, mas o entendimento não é o mesmo, de forma simples, a publicidade se interessa mais por divulgação e marketing, unido a administração é mais estratégico, vem antes da publicidade e é mais abrangente contemplando todo o processo de venda, relação entre consumidor e empresa, desde produtos, serviços, adequação ao mercado, ponto de venda, investimentos e ciclo de vida do produto.

Entendido a diferença entre marketing e publicidade, vamos destacar características do profissional atual de marketing junto ao novo cenário do mercado:

– O que vejo como diferente não é apenas a capacidade de resiliência do novo profissional, mas, mais ainda: o marqueteiro atual não pode se engajar num projeto de vender produto ou serviço. As empresas não vendem só isso, e assimilar isso é fundamental. Muitas empresas ou ideias que vingaram foram aquelas que provocaram o engajamento e despertaram atitudes no consumidor. Um produto não é para sempre, e, se esse produto não fizer a vida de alguém melhor, o relacionamento com a marca vai ser igual à durabilidade do produto. Se o serviço prestado não for marcante e não desenvolver um espírito diferente em alguém, pode ser que não proporcione fidelidade.

marketing-pessoas

Há 2 mil anos atrás, sem Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, Linkedin, entre muitas outras redes sociais, um homem nasceu em Belém e viveu apenas 33 anos. Perto de sua morte, ele fez o seu dever de casa: “Ide a todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. A forma usada era a comunicação verbal e teve seu efeito, porque a mensagem continua sendo o fator mais importante. Ele engajou as pessoas, desenvolveu atitudes, inspirou homens, gerou esperança e mudou a vida das pessoas.

As marcas devem fazer o mesmo. Não adianta as companhias contratarem um especialista em redes sociais para obter êxito em suas propagandas se não tiverem homens que pensem sobre as culturas atuais, que entendam as pessoas, que analisem e reflitam sobre as mudanças de comportamento. Não há nada mais eficiente do que tocar o coração de alguém. Independente da fé da pessoa, se é cristã ou não, é de se refletir que as ideias de Jesus atingiram em cheio a humanidade, se cristalizaram em culturas distintas e “fidelizaram” famílias de geração em geração. Porque o que ele tinha era a mensagem. E a mensagem, essa sim, é importante.

Endomarketing

A história do Endomarketing surgiu durante um momento em que, várias empresas buscavam técnicas de desenvolvimento, aumento de performance e lucro, sendo importante para gestões modernas. Ao contrário do que muitos possam imaginar o endomarketing não vem do marketing e sim da administração.

Utilizando técnicas de marketing convencional, o endomarketing foca no público interno de uma organização. As políticas de benefícios, incentivos e infraestrutura definidas pela empresa ou gestão em conjunto com o RH, buscam promover ações com o objetivo de conquistar os funcionários e fazê-los perceber como cada um tem papel importante na construção do todo da empresa, de maneira com que eles, além de terem esta percepção, sintam-se satisfeitos e empenhados nas suas atividades diárias.

Há diversos benefícios para o uso do endomarketing nas organizações, podendo fazer com que os funcionários fiquem mais motivados e possam interagir ativamente na organização, melhorando a comunicação entre empresa e funcionário. Isso faz com que diminua o custo trabalhista e aumente os objetivos entre empresa e colaborador.

Como os colaboradores podem diminuir custos e ajudar a vender mais? Isso é fácil, pois os maiores divulgadores da sua marca ou produtos/serviços são eles. Uma informação errada dada ao cliente externo ou uma imagem negativa pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto. Sendo, assim o inverso também é verdadeiro.

Quando você tem um público interno alinhado com a empresa, é muito mais fácil que a informação sobre seus produtos e serviços, bem como cases de sucesso sejam utilizados para ampliar o mercado e identificar novas oportunidades. Portanto o endomarketing é de suma importância nas organizações.

Se você leu até agora deve estar pensando, como o marketing moderno, a mensagem passada por cada empresa e o endomarketing estão se relacionando, são temas diferentes…Eis a questão, estratégias de marketing completas, surgem internamente, através de equipes alinhadas com as estratégias e objetivos da gestão, assim em busca de atender as necessidades dos clientes, sem se tratar de uma utopia mas, todos feliz para gerar resultado e equilíbrio para uma empresa construir uma identidade de marca promissora.

A W2M é uma agência especializada em marketing, faz a conexão de empresas com seus clientes ou futuros clientes através das mídias sociais, nós geramos resultados, cultivamos boas relações, e tornar sua marca conhecida é a nossa prioridade.

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