Amizade no trabalho

01-aprov-amizadeSão Paulo – Amigos, amigos, negócios à parte? Não é assim que as coisas funcionam no mundo corporativo hoje. Uma pesquisa mundial feita pela rede social LinkedIn com 11 500 pessoas revelou que 46% dos profissionais se sentem mais felizes quando são amigos dos colegas de trabalho.

Matéria completa no link http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/19702/noticias/amigos-de-escritorio

Vamos aos pontos positivos do apontamento de pesquisa, sim amizade é sempre bom, sinceridade, honestidade e transparência, assim como: aquele feedback na hora certa de um colega-amigo, pode ajudar qualquer profissional a prosperar na sua carreira.

Mas é preciso valores para ser amigo no trabalho, porque na hora em que surgem cobranças, metas ou mesmo oportunidades de promoção, aumento de salário. Neste exato momento é que a amizade profissional é colocada à prova. Pessoas boas e ruins existirão sempre, e a busca por evolução pessoal e profissional faz parte da nossa existência, é essencial para que o eixo principal da terra permita que este mundo gire. Eixo pautado em valores que devemos buscar. Assim acreditamos humildemente que deva ser.

É compreensível as falhas humanas, erros, equívocos, má interpretação ou problema pessoal fora do trabalho, porém, no ambiente de trabalho convivemos com interesses diferentes em conjunto as ideologias e exigências profissionais da organização, e o desafio para uma boa amizade profissional é equilibrar, o trabalho, a vida pessoal e a amizade. Ter claro, junto aos demais integrantes da equipe, os mesmos interesses e métricas de exigência, assim não surge margem para muitas discussões improdutivas que podem abalar a amizade. Por parte da empresa também é importante valorizar a equipe, desenvolver um plano de crescimento profissional muito claro e objetivo, assim proporcionando a todos a chance de crescer de forma igualitária. Dependendo é claro, dos interesses pessoais, a estes um bom amigo pode intervir, mas cada profissional escolhe ser assertivo ou não. Meu sonho é que no futuro todos sejamos amigos, dentro e fora do nosso ambiente de trabalho, penso no ser humano como algo mais sagrado do que “picuinhas” improdutivas e desgastantes, mas admito que muito devemos, evoluir e melhorar para que este sonho se torne realidade. E que tenhamos claro que: é de total importância que estejamos fazendo o que gostamos, ou encontrar muito valor no nosso trabalho, por mais que não seja perfeito, por que a amizade não faz milagre e o desinteresse pelo trabalho pode prejudicar tanto os amigos quanto a empresa a qual o profissional está inserido.

Concluímos com frase do Mario Quintana:

“Há 2 espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e os amigos, que são os nossos chatos prediletos.

Mario Quintana

Chatos ou não, a amizade ainda é melhor, e nada melhor do que aquele chato que, de tão chato, faz a gente melhorar e empurra nosso corpo para que tenhamos ação, continuando ou mudando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s