Propaganda mobile no brasil: será?

Propaganda mobile ainda não conquistou os brasileiros

Pode-se dizer que as empresas ainda estão aprendendo a elaborar suas estratégias de marketing para dispositivos móveis. Foi o que relevou um estudo encomendado pela Pagtel, empresa brasileira pioneira no segmento de pagamentos móveis, para a Mobi.life, empresa do grupo E.life especializada em dispositivos móveis. Além de mapear o comportamento do consumidor, a pesquisa Brasileiros e o M-Commerce dedicou-se também a entender como as pessoas recebem as propagandas via mobile. “Decidimos entender melhor o mobile marketing, pois nota-se um grande crescimento de campanhas para dispositivos móveis e torna-se cada vez mais importante entender como o consumidor vê e assimila essas propagandas que recebe em seus dispositivos móveis”, comenta Felipe Lessa, diretor de marketing e produtos da Pagtel.

Publicidade Mobile

Mobile no Brasil em inicio mas ascensão.

De uma forma geral, as propagandas mobile são muito mais criticadas do que elogiadas pelos usuários. Mensagem de voz é o tipo menos bem visto (88% não aprovam a mensagem recebida), seguido por banners em jogos (74% desaprovam) e banner em aplicativo (70% não apreciam o conteúdo). De acordo com a pesquisa, o que mais desagrada nas campanhas mobile é a propaganda não autorizada pelo usuário, sobretudo para SMS. O mais intrigante é que, apesar do SMS ser o meio menos aceito pelos usuários, ele ainda é a forma mais usada pelas empresas para “conversar” com o consumidor – cerca de 88% dos entrevistados já receberam algum tipo de propaganda desse tipo. Outras queixas de quem recebe conteúdo de marketing pelo dispositivo móvel são: conteúdo desinteressante, sensação de invasão, alta frequência de recebimento de mensagens, insegurança em relação a vírus e hackeamento, sobretudo em banners.

O estudo apontou também que as propagandas móveis que mais geram engajamento são aquelas que apresentam conteúdo interessante, ou seja, quanto mais a empresa conhece o usuário e domina os meios móveis de comunicação, mais chances ela terá que conquistar esse cliente. “A pesquisa deixa claro a importância de se aliar a estratégia de marketing digital das empresas com Big Data. Quanto mais os anunciantes souberem sobre seus consumidores, maior será o retorno que ele terá da campanha”, explica Felipe Lessa. Outros pontos que atraem o usuário são o visual bonito da propaganda e a presença de opção de fechar ou apagar a propaganda.

Já banner em sites é o tipo de propaganda que mais gera engajamento em dispositivos móveis, com 56% das pessoas já tendo clicado na propaganda, interessado pelo produto ou serviço (55%), entrado no site do anunciante (54%) ou mesmo, buscado informações sobre o produto e serviços (50%). Além disso, um dado interessante da pesquisa mostra que, apesar da propaganda via bluetooth ser a menos recebida pelos usuários (5% apenas recebem por esse meio), ela ainda é a mais bem aceita por eles (71% dos que receberam conteúdo via bluetooth gostaram da propaganda).

Dados da Pesquisa:

Período – Maio e Junho de 2014
Número de pessoas – 480 pessoas
Abrangência – Nacional
Perfis dos entrevistados – Entre os respondentes 60% são mulheres, 38% tem entre 26 e 35 anos e 30% entre 15 e 25 anos, 34% pertencem a classe social B2 e 28% a B1. Além disso, 56% dos entrevistados são do sudeste, 18% do nordeste, 15% da região sul, 8% da região centro-oeste, 3% da região norte.

Redação Adnews

Fonte: http://www.adnews.com.br/internet/propaganda-mobile-ainda-nao-conquistou-os-brasileiros

Contrate uma agência completa: http://www.agw2m.com.br/

Curta e acompanhe: https://www.facebook.com/agw2m

W2M Marketing | Digital

Uma agência completa. Fone: 51 3718 1218

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s