Dicas fantásticas de marketing no Facebook

30 dicas fantásticas de marketing no Facebook

O Facebook Marketing é uma modalidade do marketing digital em redes sociais, com ótima relação custo benefício em comparado com formas tradicionais de investimento em publicidade. Atingindo milhares de pessoas, favorecendo a participação do público e mantendo a presença da marcar no dia-a-dia dos clientes, parceiros e seguidores de modo geral.

Seguir algumas dicas pode ajudar a elevar muito sua participação no facebook de forma eficaz como: utilizar um formato de mensagem adequado ao público alvo e escrever de forma descontraída e cativante, fazendo com que o público-alvo interaja de maneira positiva. Em uma eventual página de fãs, por exemplo, podem ser apresentados conteúdos para mostrar a identidade e a missão da sua corporação, não necessariamente com o “título Missão”. É também possível divulgar os seus produtos por meio de textos, fotos e vídeos relacionados, além do produtivo recurso de organizar eventos e promoções para chamar clientes. Porém fique atento, é importantíssimo utilizar uma Fanpage para promover empresa no Facebook, página de usuário é invasiva e pode leva-lo a punições e até exclusão da rede.

Dicas quentes para sucesso no Facebook

                                                   Dicas Facebook

Saiba como ter sucesso com os anúncios do Facebook e quais são os posts que aumentam a interação com os fãs? Confira as dicas a seguir que pesquisamos e consideramos muito válidas (fonte abaixo: obrigado)!

Algumas, leia mais...1 – Escolha um objetivo

O formato dos seus anúncios dependerá de qual objetivo você quer alcançar com eles. Se você é novo no Facebook, o ideal é que você inicie um projeto para aumentar a sua audiência primeiro, afinal o seu objetivo é que as pessoas posam ver o seu conteúdo, o que não vai acontecer se você não tiver nenhum fã. Invista sempre em conteúdo de qualidade, pois isso vai ajudar a sua página a se tornar uma referência no assunto.

2 – Realize trocas

Quando Zuckerberg lançou a rede social, os marqueteiros tinham que procurar outra ferramenta para realizar uma promoção. Atualmente, o caminho é mais fácil, pois o próprio Facebook possui esse sistema.

Em troca do endereço de e-mail dos usuários, por exemplo, dê um e-book sobre mídias sociais. Dessa forma, enquanto você melhora os contatos do seu marketing, os seus fãs ganham conhecimento.

3 – Seja mobile-friendly

Em casa, na rua, no carro, no ônibus, em todos os lugares há pessoas usando um celular! Para se ter uma ideia da importância do aparelho, atualmente, quase metade das atividades do Facebook são realizadas por um dispositivo móvel. Sempre que for criar conteúdo para a rede, verifique se ele vai se adaptar bem na tela de um smartphone, pois muitas das suas visitas podem não vir de um computador.

4 – Seja claro e direto

Como toda rede social, o Facebook exige uma linguagem rápida e objetiva. Se você pretende chamar o seu leitor para conferir uma novidade em seu blog, participar de uma promoção ou evento, nada de enrolação! Use uma linguagem clara e direta, e seja breve: apesar de não ter limites de caracteres como no Twitter, posts curtos também fazem sucesso no Facebook.

5 – Anuncie com uma conta no Facebook

Apesar de ser possível, há um porém de se anunciar sem ter uma conta no Facebook: seu anúncio aparecerá apenas na coluna da direta na rede social. Se pretende conseguir destaque na página de notícias dos usuários, o ideal é não fugir do cadastro no Facebook.

6 – Não tenha medo de arriscar

No Facebook, basta que um fã curta ou comente um post seu para que os amigos visualizem a atividade. Pense na divulgação que a sua marca terá, já que seus anúncios aparecem também para aqueles que ainda não curtiram a página da sua empresa. Se uma corporação resolve aumentar o seu orçamento para anunciar nessa rede social, ela certamente aumentará a sua audiência.

7 – Aproveite o espaço para divulgar

Não use o anúncio do Facebook apenas para promover um novo produto. Divulgue também a sua página, um evento ou um aplicativo que você tenha desenvolvido.

8 – Crie uma equipe

Ajuda de outros profissionais é sempre bem–vinda, principalmente daqueles que conhecem bem as estratégias ideais para melhorar os resultados na rede. O Facebook permite adicionar outras pessoas para realizarem essa atividade com você!

É muito prático: clique em “gerenciamento de anúncios”, depois em “configurações”, “configurações de conta”, escolha o nível de acesso do seu parceiro e, por fim, selecione “adicionar usuário”. Lembre-se que somente seus amigos da rede social ou quem possui uma conta de e-mail tem permissão para fazer parte de sua equipe.

9 – Escolha seu plano

O Facebook é bastante flexível de acordo com a sua necessidade. É possível anunciar diariamente ou por períodos específicos. A escolha é sua! Porém, atenção: se deixar de pagar algum anúncio, a divulgação é imediatamente interrompida.

Se quiser mudar a campanha de anúncio, isso também é possível. A partir do momento que você iniciar a divulgação, é permitido alterar prazos e orçamentos diários. Só não é possível alterar o custo mínimo, que é de 50 dólares por dia.

10 – Adicione imagens aos seus anúncios

No Facebook, as imagens são essenciais! Elas não só ajudam a aumentar o engajamento com o público, como a destacar o seu anúncio entre as informações que estão na página de notícias dos usuários.

Evite usar a imagem automaticamente gerada pelo Facebook. Opte por uma que ajude a chamar mais atenção para aquilo que você está divulgando.

Ter um número bom de imagens ajuda a construir um anúncio eficiente. Atualmente, a rede social criada por Marck Zuckerberg, permite adicionar até seis imagens por anúncio. Além disso, é interessante acompanhar para perceber qual imagem traz um melhor retorno para a sua página e trabalhar em cima dessa informação.

11 – Cuidado com o tamanho das imagens

O Facebook tem diversas imagens: de perfil, capa, das postagens, além de diversos thumbnails. Observe com frequência o peso, quantidade de pixels que tem a imagem, mantendo qualidade e atratividade. Contratar uma agência é a melhor saída, porém não deixe de participar porque não têm recursos, inicie da forma possível, mas inicie sua atividade no facebook.

12 – Escolha o seu público

O anúncio do Facebook tem ótimas ferramentas para você definir o seu público. É possível fazer essa definição através de características importantes como localização, idade, gênero, local de trabalho, status de relacionamento, idioma e educação. Além das características que foram citadas acima, é possível conhecer melhor os seus possíveis clientes a partir de outras categorias, clicando na seção “mais categorias”.

13 – Amplie a sua rede de amigos

Se você não tem nenhum like na sua página, isso significa que ninguém está vendo o conteúdo que você está postando. E mesmo que o seu número de likes seja adequado, é sempre bom ficar de olho nesse número, até por que apenas uma pequena porcentagem dos seus seguidores vão realmente ver o seu conteúdo. Uma vantagem de anunciar no Facebook é que você pode promover anúncios para aqueles que curtiram a sua página, para os amigos deles ou até para os usuários que não curtiram a página da sua empresa.

Se escolher as duas últimas opções, apenas se lembre de que estará buscando um público novo, e seu conteúdo pode não ser tão relevante assim para eles. Enquanto você descobre o seu público, a rede social gera o número de pessoas que você está alcançando para te auxiliar. Assim, você pode verificar quem está sendo atingido pelos seus anúncios e verificar se está, de fato, valendo a pena.

14 – Chame clientes para a sua empresa

Se você tem interesse em trazer clientes para conhecer o seu estabelecimento, filtre pessoas que moram próximas à empresa. Assim, você aumenta a possibilidade que eles de fato conheçam o seu espaço físico.

15 – Coloque sua lista de e-mail no facebook

Se o seu objetivo é fortalecer o contato com os seus clientes, uma boa estratégia é adicionar a sua lista de e–mail no Facebook — com o público segmentando, você pode aumentar o engajamento dos seus anúncios. É possível enviar a sua lista de e-mails ou conectar diretamente pelo programa Mail Chimp, clicando em “novo público”, na seção “público”.

16 – Invista em bom conteúdo

Se a sua página for criada apenas para divulgar o seu produto, é melhor mudar de objetivo. Ter um bom conteúdo ajuda a aumentar o número de seguidores! Não se esqueça de ser criativo na manchete dos seus posts, pois a maioria dos seus leitores só irão se interessar pelo seu anúncio com uma headline de destaque.

17 – Crie um vídeo

Se você pretende aumentar o engajamento de sua marca com os seus fãs, os vídeos são ótimas opções! É impressionante como as estatísticas aumentam quando essa mídia é utilizada.

18 – Não enrole

Para um anúncio se destacar nas páginas de notícias dos seus fãs, não enrole. O ideal para o seu texto é entre 100 a 200 caracteres. Pratique a velha tática de informar muito com o mínimo de palavras!

19 – Seja atualizado

Alterar a foto de capa de acordo com algum evento ou estação do ano mostra para os seus seguidores que você, acima de tudo, deseja se manter interessante para eles. Use esse espaço também para promover seus eventos e sorteios.

Ademais, postar com frequência é fundamental para o seu público continuar interagindo com a sua página. Porém, lembre-se que nada em excesso é bom e isso inclui as mídias sociais. Busque distribuir os posts ao longo dia.

20 – Use relatórios do Facebook para mensurar o seu sucesso

Com os relatórios é possível visualizar quais foram os seus posts que tiveram mais acesso, que foram mais compartilhados e que tiveram mais curtidas. Esses dados são importantes para você verificar se está fazendo um anúncio ou um post corretamente.

Se tiver um bom retorno, continue o que estava fazendo. Se não, pense em novas estratégias para melhorar a sua tática de marketing!

21 – Marque páginas ou pessoas

Incluir tags com nomes de pessoas em seu post é uma ótima forma de melhorar o alcance do seu anúncio, especialmente quando você está trabalhando com outras organizações. Assim que visualizarem a sua postagem, as chances de outras empresas a compartilharem irá aumentar. Para fazer isso, basta digitar @ que, em seguida, aparecerão sugestões de nomes que você pode marcar.

22 – Use hashtags (#)

Apesar de não ter a mesma eficácia que no Twitter, é importante que você use as hashtags para que elas te ajudem a promover alguma campanha, por exemplo. Além disso, você pode conhecer as opiniões do seu público acerca de um post que você está divulgando.

23 – Compartilhe testemunhos no facebook

A opinião das pessoas sobre a sua marca é importante. Portanto, promova enquetes e publique os testemunhos dos seus clientes para agregar ainda mais credibilidade à sua marca.

24 – Faça perguntas

Clientes gostam de serem ouvidos. Portanto, a partir de hoje, busque saber a opinião deles sobre assuntos que você posta em sua página do Facebook. Mantenha as perguntas simples, uma vez que não são todos que têm tempo para escrever muito nas redes sociais.

25 – Saia do seu mundo

Participar de campanhas que estão bombando no Facebook também ajudam na qualificação da sua imagem. Se você não participou do “desafio do gelo”, por exemplo, perdeu uma ótima oportunidade de aumentar a interação com outros fãs e marcas.

26 – Faça seu seguidor virar um usuário VIP

Procure postar conteúdos exclusivos para que seus fãs sintam que são importantes para a sua empresa! Publique informações que não serão encontradas em nenhum outro lugar e somente para aqueles que seguem a sua página.

27 – Compartilhe conteúdo produzido pelos fãs

Compartilhar aquilo que eles enviam por e-mail ou por mensagem no Facebook é uma ótima forma de aumentar a interação entre os seus seguidores. Promova essa vivência com assutos interessantes e que o seu público tenha propriedade para falar.

28 – Use chamadas interativas

Posts com lacunas chamam a atenção do seu público, por exemplo. Você pode colocar uma pergunta, vídeo ou foto junto com a lacuna para criar conteúdos dinâmicos e interativos!

Outra alternativa seria encorajar os fãs da sua página a criar legendas para as suas fotos, aumentando a participação deles em sua página. Opte por adotar essa estratégia com imagens engraçadas.

29 – Use citações

Citações de escritores ou personalidades famosas também ajudam no engajamento com o público. Coloque sempre frases com imagens para aumentar o destaque da sua postagem!

30 – Pegue carona com os memes

Os memes são capazes de trazer ótimos retornos. São fáceis de criar e são populares, o que garante que, investindo nessa estratégia, você tenha a maior probabilidade de obter êxito com os seus anúncios. Isso, claro, se o conteúdo for produzido com qualidade.

Fonte: http://marketingdeconteudo.com/30-dicas-marketing-no-facebook/

Nota: atualmente é importantíssimo utilizar os meios atuais de marketing digital e gerar conteúdo, porém tome cuidado ao investir em anúncios pagos, links patrocinados sem o devido cuidado e conhecimento. A maioria das ferramentas de investimento têm regras não tão claras para usuários iniciantes e o barato pode se tornar muito caro, além do mais algumas redes utilizam o “Dólar Americano” como moeda, o que para nós Brasileiros significa mais que o dobro de acréscimo além das taxas de IOF. Observe que é simples investir, mas sem o devido conhecimento pode se tornar ainda mais oneroso. Importante contratar profissional responsável ou consultar uma agência especializada em Marketing Digital, esta pode fazer muito mais com muito menos.

Nós da W2M desejamos sucesso aos navegadores de Redes Sociais e Investidores.

Curta: https://www.facebook.com/agw2m

Siga-nos Twitter: https://twitter.com/agw2m

Web: http://www.agw2m.com.br/

Participe, siga-nos, é sempre bom compartilhar informações e obter novos pontos de vista. Obrigado as pessoas e empresas que tornam este meio Web mais social e compartilham conteúdo de qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s