Disney das marcas, KidZania, une Marketing e educação

O parque temático KidZania chega a São Paulo ainda no primeiro trimestre deste ano e traz a proposta de unir educação com Marketing. Nesta cidade mágica feita propriamente para as crianças, elas podem ser “ adultos” por um dia , brincando com mais de 60 profissões  em estabelecimentos como a Coca-Cola, Nestlé, Chevrolet e Samsung. A ideia foi concebida em 1996 pelo Mexicano Xavier Ancona e, três anos depois, o primeiro parque foi construído na Cidade do México. A expansão ocorreu em 2004 com a inauguração de uma unidade no Japão. Hoje outros países já contam com a franquia: Chile, Portugal, Egito, Emirados Árabes, Kuwait, Índia, Tailândia, Malásia, Indonésia e Coreia do Sul.

criancasbrincando

O modelo de negócio já recebeu elogios do próprio Philip Kotler, que classificou o KidZania como um exemplo de inovação em Marketing pelo retorno para as marcas patrocinadoras e a adoção do conceito de “edutainment”, unindo educação e entretenimento. As atividades do parque desde o incio foram desenvolvidas  com a intenção de unir educação com conhecimento, como por exemplo a réplica do  Mc’ Donald, onde as crianças mesmo são os funcionários, elas conhecem a parte interna , desde como são grelhados os hambúrguer até a parte onde elas mesmo preparam seus sanduiches, agregando assim um conhecimento até mesmo em higiene e segurança alimentar.

Além de lanchonetes e restaurantes, a mini cidade dispõe de aeroporto, fábrica, teatro, lojas, delegacia, bombeiro, jornais, estúdio de televisão e estádio. A filial brasileira a ser construído no Shopping Eldorado, em São Paulo, ocupará 8.500 m², local onde ficava o Parque da Mônica. O investimento total é de R$ 30 milhões. Marcas como Nikon, Fraldas Pom Pom, Bozzano, Risqué, UNICEF, Folha de S. Paulo e Rádio CBN já são parceiras comerciais do empreendimento. “O setor de entretenimento tem crescido muito no país com a expansão das leis de incentivo tanto na esfera federal quanto na estadual, o que tem movimentado a cadeia produtiva. Ao olhar com mais atenção para o setor, as empresas têm notado o retorno de marca e estão investindo tempo e dinheiro nisso”, diz Carolina Ficheira, Professora da ESPM, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Brincar de ser profissional e assim reconhecer marcas, locais e interagir com a tecnologia é uma experiência que algum tempo as empresas buscam criar com o Marketing para formar os consumidores do futuro, fortalecer marcas e acredito até que ajuda a tratar de cidadania. Porque vivendo o trabalho, mesmo que, de brincadeira uma experiência cria um senso comum de respeito e igualdade. Papais também veem com bons olhos marcas que participam destas iniciativas. E a tecnologia entra nesta esfera de experiência de marca como meio e viés de divulgação, pois muito se têm a postar no Facebook, enviar e-mail marketing ressaltando os pequenos momentos de novos consumidores utilizando e manuseando de forma operacional os produtos e assim os Blogs também tem razões para divulgar conteúdos e opiniões das mais diversas e viva: o mundo da informação compartilhada…

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