Presente pela Internet: não recebi ou quero trocar. O que fazer?

Nessa época do ano, não são raras as reclamações de atraso na entrega de produtos comprados em lojas virtuais, ou de recebimento de produtos defeituosos. É comum também a troca de presentes, por diversos motivos.

Ao contrário das lojas físicas, que não têm obrigação legal nenhuma de trocar produtos que não apresentem defeitos, o consumidor que optou pelo e-commerce pode ainda ter a chance de exercer o chamado Direito ao Arrependimento, e devolver o produto recebido.

 

Direito ao  Arrependimento.

Direito ao Arrependimento.

Como o consumidor virtual não pode avaliar o produto em mãos, o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de se arrepender da compra feita. Mas esse direito é válido apenas durante os sete dias seguintes ao recebimento da mercadoria. O consumidor virtual tem sete dias, a contar da data de entrega, para avaliar se o produto recebido atende às expectativas prometidas pelo site de compras ou pelo catálogo.

De acordo com a “Proteste”, quando você faz uma compra pela Internet é obrigação do fornecedor informar o prazo de entrega da mercadoria e o valor do frete antes da compra ser finalizada. Por outro lado, você deve imprimir a solicitação de compra. Se o fornecedor desrespeita o prazo estabelecido e não entrega o produto na data esperada, está descumprindo uma oferta. Logo, você pode tomar algumas medidas para resolver esta situação, como:
1 – Entrar em contato pelo mesmo canal ao qual efetuou a compra e reclamar, tomando o cuidado de solicitar um protocolo;
2 – Em seguida, notificar o fornecedor para exigir que a oferta seja cumprida;
3 – Ou, ainda, cancelar a compra e exigir a restituição do valor pago corrigido, caso tenha havido alguma cobrança.

Com essas informações é possível realizar compras através da internet com mais tranquilidade, sabendo as medidas à tomar, se algo não ocorrer como esperado.

Finalizamos este post, desejando um ótimo início de ano a todos. Sucesso e paz…

Marketing digital, e-commerce, praticidade e tecnologia para servir as pessoas é uma tendência constante e nos resta agir de forma assertiva com todas as novas possibilidades sabendo nossos direitos e também deveres éticos.

http://agw2m.com.br/

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