A importância de se investir em Marketing Digital

Estudos na área de comércio online demonstram a força que a internet e as mídias sociais têm no mercado.

Uma recente pesquisa do instituto Ipsos revelou que as redes sociais influenciam mais os consumidores brasileiros do que os internautas estrangeiros. A pesquisa, realizada com mais de 18 mil pessoas em 24 países, mostrou que cerca de 69% dos usuários de internet no Brasil compram produtos após verem postagens em redes sociais, enquanto para consumidores de outros países, esse número cai para 30%.  Um outro estudo, da empresa ExactTarget, revela que 77% dos consumidores brasileiros online seguem suas marcas preferidas no Facebook, e 53% se registram para receber novidades por e-mails.

Pesquisas na área de comércio digital também revelam que os consumidores são mais suscetíveis a compartilhar seus dados e informações aos varejistas. Enquanto que nos outros países, 35% dos consumidores revelou estar disposto a fornecer informações via internet, no Brasil, segundo pesquisa da Cisco Systems, 60% dos usuários não se importa em revelar informações, e 55% disponibilizam dados em troca de recomendações e serviços personalizados.

É explícita a necessidade, por parte de qualquer comerciante, de conhecer os seus clientes e potenciais consumidores.

Segundo Philip Kotler (1999), “o marketing está se tornando mais uma batalha pela propriedade da informação que pela propriedade de outros recursos. É possível copiar o s equipamentos, produtos e procedimentos dos concorrentes, mas não se pode copiar suas informações nem seu capital intelectual. As informações que uma empresa possui podem ser sua principal vantagem competitiva”.

Ainda segundo Kotler (1999): “As empresas podem cometer dois tipos de erros relacionados a informações. Podem reuni-las em quantidade excessiva ou insuficiente. A solução é desenvolver um modelo das forças que, no macroambiente da empresa e em seu ambiente de marketing, gerem vendas, custos e lucros. Pode-se perguntar a gerentes de diferentes empresas que decisões eles geralmente tomam e o que precisariam saber para tomar decisões mais embasadas. O modelo de informações resultante deve ser um cruzamento entre o que os gerentes necessitam e o que é economicamente viável”.

Alguns números da internet no Brasil: (Ibope/2012)

– 94 milhões de internautas, 86% deles navegam nas redes sociais.
– 5,2 milhões de pessoas acessam a internet através de dispositivos móveis como celulares, smartphones, etc.
– 22,5 bilhões de reais é o faturamento do comércio eletrônico no Brasil em 2012. Expectativa para 2013 é de R$ 31 bilhões.
– O número de pessoas que realizam compras no Brasil é de quase 40 milhões.

Facebook:

– 800 milhões de usuários
– 78 milhões de usuários no Brasil

Dados regionais:

– Mais de 60 mil usuários de Facebook na cidade de Santa Cruz do Sul, chegando a 260 mil incluindo as cidades da região do Vale do Rio Pardo e Santa Maria.

Estatísticas crescentes:

Cerca de 17% das pessoas com mais de 60 anos já admite realizar compras pela internet (Gfk). Segundo o IBGE, nos próximos 10 anos, 18 milhões de pessoas com idade acima dos 50 anos se tornarão consumidores na internet.

Internet lidera números de crescimento publicitário

Segundo o IBOPE, entre julho de 2011 e julho de 2012, a internet foi o segmento de mídia que mais cresceu, na comparação com jornal, TV e rádio, chegando a uma expansão de 32%. Os grandes anunciantes brasileiros na internet movimentaram mais de R$ 4,5 bilhões em 2012, com previsão de R$ 6 bilhões até o final de 2013.

E você, vai ficar de fora?

Não importa o tamanho da sua empresa, a Agência W2M disponibiliza diversos tipos de serviços personalizados aos seus clientes na área de marketing digital. Começando por uma consultoria especializada, a W2M pode orientar sua empresa para a melhor forma de lidar com clientes na internet.

Propaganda não é custo, é investimento. Qual a imagem que você quer passar aos seus clientes? A internet é uma ferramenta muito útil, mas usada erroneamente, pode atrapalhar suas vendas e o seu faturamento. O crescimento do alcance da internet, somado a necessidade de adaptação das empresas a esse meio, gera o aparecimento de uma grande quantidade de prestadores de serviços de qualidade duvidosa, beirando o amadorismo. Incorporar serviços digitais à sua empresa requer profissionais capacitados, e a Agência W2M conta com valores humanos de alta capacidade, que irão proporcionar o que de melhor existe à sua disposição no mercado.

Contato:

Agência W2M

Rua Cláudio Manoel 381, Vera cruz – RS. Fone (51) 3718.3483

contato@agw2m.com.br | https://www.facebook.com/agw2m

Fontes:
http://brasillink.usmediaconsulting.com/2013/10/5-tendencias-que-estao-mudando-o-mercado-de-consumo-brasileiro/?goback=.gde_1997508_member_5798538446993637379#!

http://www.administradores.com.br/_resources/files/_modules/academics/academics_2092_20100228182636ae27.pdf

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